Todas as instituições associadas e visitadas pelo Projeto Pedal na Estrada serão encorajadas a desenvolver uma estratégia de conscientização dentro de abrangentes temas de estudo, cada um abrangendo um grande número de variações a serem desenvolvidas pelos educadores e alunos. O ponto de partida deve ser relativo às questões relevantes ao contexto, os interesses e as necessidades dos próprios estudantes e da comunidade onde vivem. Os temas listados a seguir indicam apenas uma base de estudo que pode ser ampliada e estendida de modo a atender também outros tópicos.
1.Conscientização sobre Doenças e Saúde:
Doenças de alta complexidade, especialmente Câncer, Aids e Hepatite B, muitas vezes não recebem a atenção especial na escola ou, simplesmente, as pessoas em geral desconhecem seus riscos e formas de transmissão e prevenção. Desta forma, tais moléstias serão abordadas durante a viagem, devido à grande importância desta informação para a sociedade. Conforme o ciclista passar pelos 28 países listados em seu roteiro ao ser constatado algum problema relevante ligado à saúde, assim como iniciativas locais voltadas para a solução e prevenção de determinadas doenças, elas receberão uma atenção especial dele, que irá visitar os hospitais e ações sociais comunitárias, visando conscientizar as pessoas sobre as doenças e transmitir uma vontade de viver através da experiência de vida do Pedal na Estrada. Criando tanto um benefício para a instituição visitada, quanto um trabalho de conscientização global, tendo como ponto de partida os problemas ali encontrados.
2. Preocupações da Atualidade:
Serão selecionados temas entre as diversas preocupações do mundo atual, tais como a fome, desemprego, poluição, analfabetismo, identidade cultural, o papel social da mulher, racismo etc.. Em seguida, serão examinados diferentes aspectos dos problemas relacionados em nível local, nacional e internacional, aproveitando sempre o fato do Projeto Pedal na Estrada percorrer o mundo para mostrar alguns aspectos de um mesmo tópico, sob a ótica de uma outra cultura.
3. Direitos Humanos e Cidadania:
As atividades e estudos relacionados aos Direitos Humanos visam eliminar as diversas manifestações de intolerância, racismo e preconceito, além de promover a educação voltada para a democracia, o respeito mútuo, a responsabilidade civil, a tolerância e a resolução pacífica de conflitos.
As discussões deverão ser fundamentadas nas próprias experiências dos estudantes, envolvendo-os na reflexão sobre o direito dos outros e sensibilizando-os para seus próprios direitos, bem como seus deveres e responsabilidades perante a sociedade e a comunidade onde vivem. As escolas terão liberdade para escolher sobre qual linha desenvolverão seus estudos.
As sugestões são:
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Constituição Federal
Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente
Estatuto do Idoso
4. Aprendizagem Inter-Cultural:
Na medida em que as sociedades vão se tornando cada vez mais complexas e diversificadas em suas culturas e etnias, os estudos sobre outros países podem ser desenvolvidos em níveis locais e nacionais. O Projeto Pedal na Estrada buscará estabelecer um contato e intercâmbio entre estudantes brasileiros e de outras origens, assim como populações indígenas, grupos de imigrantes, embaixadas e centros culturais de outras nações. Tais grupos e organizações são fontes de informação de inestimável importância e podem ajudar a promover o melhor entendimento e a apreciação de outros costumes, tradições e valores.
5. Preocupações Ambientais:
Este tema permitirá aos estudantes relacionar as questões internacionais de impacto ambiental à realidade nacional, local e individual. Entrelaçando inclusive os problemas ambientais aos problemas de saúde decorrentes das rápidas mudanças globais ocasionadas pela ação do homem. Como cada ato praticado contra a natureza volta para o próprio ser humano. Dentro dessa perspectiva de trabalho, os estudantes serão encorajados a enfrentar as preocupações locais, que lhes permitirão desenvolver estratégias para problemas similares, tanto em nível nacional quanto mundial.
As atividades nessa área incluem estudos sobre poluição, gereção de energia, conservação das florestas, pesquisas marinhas e climáticas, erosão do solo, conservação de recursos naturais, desertificação, efeito estufa, desenvolvimento sustentável e estudos sobre a contribuição da ciência para o futuro da humanidade. Como resultado das reflexões desenvolvidas dentro de sala de aula, os projetos voltados para a comunidade contribuem diretamente para o atendimento das necessidades locais.
6. Matérias Curriculares:
As matérias presentes dentro dos programas escolares também serão trabalhadas durante o Projeto, que trará uma visão abrangente, recente e realista sobre os países visitados. Será abordada a história do local, aspéctos relevantes de sua geografia, política, religião, economia e produção cultural, entre outros. Os estudantes que estiverem realizando um trabalho em conjunto com o Projeto Pedal na Estrada também serão encorajados a travarem maior contato com computadores e informática em geral, bem como, esportes, artes, literatura, línguas estrangeiras etc..
7. Curiosidades:
É através deste tópico que o interesse do estudante será despertado. Por meio das peculiaridades e curiosidades de cada povo, a curiosidade do aluno é estimulada. Aproveitando que o ciclista estará imerso na cultura de cada país em que estiver passando, poderá realizar um íntimo contato com o país visitado, especialmente nas regiões pouco exploradas e de difícil acesso aos turistas. Haverá a oportunidade única de realizar uma abordagem cultural dos costumes de vida típicos de cada povo e região, mostrando como são os hábitos cotidianos, a alimentação e vestuário em cada uma delas.