Entre os principais objetivos do Pedal na Estrada estão a captação, produção e disseminação de conhecimento socio-cultural, englobando a antropologia e a estrutura de equilíbrio dos seres vivos, presentes nos locais visitados.
Tudo isso com o objetivo de levar informação e conscientização às instituições presentes no roteiro, carregando um histórico de ações já realizadas no Brasil, assim como um pouco da história e cultura deste nosso país. Em contra partida haverá a captação de informações sobre as manifestações culturais, sobre sua história, geografia e sobre a saúde local, priorizando doenças de alta complexidade, como AIDS, Câncer e Hepatite B.
Para a produção e realização deste intercâmbio de informações, o projeto contará com o auxílio de uma grande aventura: a volta ao mundo em cima de uma bicicleta, o que atrai a atenção e simpatia das pessoas. Ao longo do caminho as experiências da viagem serão registradas através de textos, imagens e vídeos que, após trabalhados serão enviadas ao Brasil para servirem objeto de um estudo de conscientização e formação, realizado de forma interativa, através de novas abordagens de ensino e de métodos eficazes.
Através do Pedal na Estrada, diversas escolas, instituições sociais e de ensino receberão desde o início da viagem uma cópia do Projeto, incluindo o trajeto, mapas, países, povos e doenças, que receberão atenção especial ao longo da viagem. Durante a viagem, as escolas e instituições terão acesso livre, via internet, a um material didático inovador, elaborado com fotos, mapas, relatos, entrevistas, experiências e histórias do local onde o ciclista está naquele momento. Além disso, haverá a comunicação entre os estudantes e o ciclista, criando um vínculo interativo entre os dois pólos dessa relação, de modo que o estudante possa extrair o máximo de cada experiência vivida durante a viagem, e o ciclista, também, possa contar com o auxílio deles ao longo da viagem.
O material enviado poderá ser usado em sala de aula para discussões entre os alunos com o profissional de ensino e também com o ciclista. O resultado disso: uma aprendizagem que ultrapassa os muros da escola e os limites das matérias convencionais, conscientizando o estudante e a comunidade dos problemas encontrados ali e no mundo, encorajando a busca de soluções, além de proporcionar um grande aumento de interesse dos estudantes por matérias como Saúde, Prevenção de Doenças de Alta-Complexidade (cuja abordagem nem sempre se dá na escola), História, Geografia, Literatura, Artes, Educação Física, Línguas Estrangeiras, Informática e cultura em geral.
Além dos benefícios proporcionados às escolas brasileiras, também serão ministradas palestras em escolas e instituições de saúde ao longo do percurso, de modo a oferecer relatos sobre a viagem e a conscientização necessária para uma vida saudável e harmônica no planeta. Assim como abordar a cultura brasileira e os projetos sociais aqui desenvolvidos.
Outro pilar de apoio do Projeto Pedal na Estrada será incentivar os projetos voltados para a saúde e instituições visitadas durante a viagem a estabelecer um intercâmbio de conhecimento com as diversas Instituições similares no Brasil, visando à troca de informações sobre a cultura, problemas sociais, tratamentos especiais, prevenções, história, geografia e outros assuntos. Tais contatos integrarão uma lista que ficará disponível aos usuários do Projeto, para que conforme o interesse de cada usuário do Projeto, ele possa estreitar seu contato com determinada instituição, povoado ou grupo de pessoas.